Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

01/03/2018

Incra promove treinamento de servidores para uso de nova geração de GPS

Incra promove treinamento de servidores para uso de nova geração de GPS

Servidores do Serviço de Cartografia das superintendências regionais do Incra receberam, na semana passada, em Brasília (DF), novos conjuntos de medidores topográficos (GPS), que serão utilizados no georreferenciamento de imóveis rurais para titulação de assentamentos e regularização fundiária de áreas públicas federais.

A entrega ocorreu na Coordenação-Geral de Cartografia da Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra. O conjunto é composto de dois receptores de sinal, um coletor de dados e dois tripés. A empresa fornecedora dos equipamentos realizou treinamento teórico e prático, dias 22 e 23 de fevereiro, com os servidores presentes para avaliar o equipamento e esclarecer questionamentos sobre o modo de operação, as semelhanças e diferenças com os outros dispositivos.

A nova geração de aparelhos receptores e coletores de dados permitem que a captação e o processamento dos dados coletados ocorram de forma mais eficaz e com maior precisão. “São equipamentos que recebem sinais de um número maior de satélites e possuem softwares que trabalham melhor os dados obtidos em campo na etapa após a coleta, no processamento”, explicou o chefe do serviço de Regularização Fundiária e chefe substituto da Divisão Fundiária do Incra em Santa Catarina, Fabrício Arena.

Eficácia

Arena explicou ainda que a coleta é mais eficaz pelo novo sistema porque ela marca o ponto mais rapidamente. “Antes esperávamos cerca de 10 minutos por ponto no sistema GPS, agora com a tecnologia RTK esta marcação ocorre com apenas dois minutos no máximo”, sintetizou Fabrício.

Outra vantagem ressaltada é a capacidade dos novos coletores de precisão dos dados obtidos em campo com os sistemas de geoprocessamento. “Por receber mais sinais e processá-los de diferentes satélites, agora a precisão é superior, o que reduz margem de erro e diminui consideravelmente as chances de sobreposição e de erros de coleta”, avaliou.

Segundo o servidor do Incra/SC a principal vantagem do novo sistema é a redução do tempo de “pós-processamento”, etapa de trabalho posterior a coleta de dados em campo, que pode demorar horas e dias para produzir os mapas necessários

Fonte: Colaboração: Assessoria de Comunicação Social do Incra

Voltar