Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

15/10/2021

China lança seu 1º satélite de exploração solar para observar mudanças nas erupções do Sol

Nessa quinta-feira (14 de Outubro), a China lançou seu primeiro satélite de exploração solar que fará os registros detalhados da atividade do Sol e enviará as imagens à Terra.

O satélite, que pesa 510 quilos e tem vida útil de três anos, foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi, na tarde de quinta-feira (14), anunciou a Administração Espacial Nacional da China.

A principal carga útil do aparelho é um espectrômetro que recolherá imagens do Sol em um espectro determinado para ajudar os pesquisadores chineses a observarem as mudanças que ocorrem durante as erupções solares, como alterações em sua temperatura e velocidade atmosférica.

Este veículo espacial, que tem o nome da deusa solar na mitologia chinesa Xihe, operará na órbita crepuscular sincronizada com o Sol a uma altitude orbital de 517 quilômetros.

A construção do aparelho inclui a separação da cabine da plataforma e da cabine da carga útil, o que garante precisão de orientação elevada e estabilidade da carga.

Mais informações (vídeo) em sputniknews

Fonte: https://br.sputniknews.com

Voltar