Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

01/06/2015

BGE disponibiliza imagens de satélite do Piauí e de Tocantins

BGE disponibiliza imagens de satélite do Piauí e de Tocantins Divulgação

O IBGE disponibiliza hoje, 1º de junho de 2015, um mosaico de imagens ortorretificadas do Piauí e um conjunto de 30 cartas-imagem de Tocantins, obtidas pelo sensor AVNIR-2 do satélite ALOS. Com uma resolução espacial de 10 metros, as imagens foram obtidas entre 2009 e 2014. As folhas dos ortomosaicos, em escala 1:100.000 (1cm = 1 km), estão disponíveis em formato GeoTIFF na página do IBGE, em ftp://geoftp.ibge.gov.br/imagens_orbitais/ortoimagem_mosaicos/

O mosaico do Piauí cobre 99,8% do estado. As imagens dos 0,2% restantes apresentavam elevado percentual de nuvens ocultando o território e, por esse motivo, não foram utilizadas. Futuramente, para cobrir aquela pequena porção do estado não retratada claramente pelo AVNIR-2, o IBGE poderá recorrer a imagens de outro sensor.

Já as 30 cartas-imagem do Tocantins (correspondendo a 23% da área do estado) também estão na escala 1:100.000 e trazem os nomes geográficos e informações marginais, seguindo o recorte das folhas do Mapeamento Sistemático Terrestre.

Imagens de satélite têm 10 m de resolução espacial
O sensor AVNIR-2 produz imagens com resolução espacial de 10 metros, em quatro bandas do espectro, correspondentes ao azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. As imagens utilizadas foram adquiridas entre os anos de 2006 e 2014.

O acervo de imagens disponibilizadas faz parte do projeto "Base Cartográfica 1:100.000" (BC100), que foi concebido para dar à sociedade brasileira acesso a cartas-imagem de diversas unidades da federação. As imagens ortorretificadas passam por um processo de correção em relação a diversas deformações geométricas, causadas por diferentes fatores, como o ângulo de aquisição da imagem, o relevo, a curvatura e a rotação da Terra. O processo de mosaicagem reúne um conjunto de cenas AVNIR-2 ortorretificadas que são recortadas e montadas para cobrir toda a área correspondente ao recorte de uma folha topográfica.

As Cartas Imagem proporcionam uma visão atualizada do território, compatível com os requisitos de representação da escala, e apresentando a denominação dos elementos geográficos de maior relevância. Devido a característica simplificada desse produto, a sociedade pode dispor das informações de forma mais rápida do que em relação à produção de uma folha topográfica completa.

Fonte: Comunicação Social / IBGE

Voltar