Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

17/06/2019

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Pampa

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Universidade Federal do Pampa Divulgação

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) nasceu a partir do Consórcio Universitário da Metade Sul, com a cooperação técnica entre o Ministério da Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2005, sendo que em 2006 iniciam as atividades acadêmicas com os campi vinculados às duas universidades inicialmente tutoras.

Em janeiro de 2008, pelo projeto de lei Nº 11.460 é criada a Fundação Universidade Federal do Pampa, em formato multicampi, com a reitoria sediada em Bagé e campi localizados nas cidades de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

O curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal do Pampa foi criado em reunião do conselho dirigente realizada em Uruguaiana em 2009, iniciando suas atividades, em caráter preliminar, em 2010 e com autorização de funcionamento por meio da portaria Nº. 1776 de 07 de setembro de 2011. Em 2018 houve a alteração da denominação do curso para Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, sendo um dos três cursos oferecidos no estado do Rio Grande do Sul.

O curso está situado no campus de Itaqui (RS) e oferta 50 vagas com disciplinas disponibilizadas no turno matutino, vespertino e noturno. A modalidade instituída é presencial, com carga horária total de 3.655 horas/aula e com prazos de integralização de 10 a 16 semestres (5 a 8 anos).

O ingresso no curso é realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outras formas de ingresso são: transferência interna, processo seletivo complementar (reingresso, transferência voluntária e portador de diploma), transferência compulsória, regime especial, programa estudante convênio, programa de mobilidade acadêmica interinstitucional, mobilidade acadêmica intrainstitucional, matrícula institucional de cortesia e edital de segundo ciclo do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Bacharelado.

O corpo docente é composto por 30 professores, sendo 25 doutores, quatro mestres e um especialista em regime de 40 horas com dedicação exclusiva. Destes, cinco professores têm formação na área de Engenharia de Agrimensura ou Cartográfica, sendo quatro formados na Universidade Federal de Viçosa em Viçosa (MG) e um formado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma SC. O corpo discente é formado, atualmente, por 146 alunos.

No ano de 2016 formou-se a primeira turma de profissionais da Engenharia de Agrimensura, sendo que até o momento o curso já formou 19 alunos que estão no mercado profissional e em programas de pós-graduação.
O curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Unipampa tem a sua disposição cinco salas de aula climatizadas equipadas com recursos audiovisuais, sala de estudos com biblioteca setorial, laboratório de desenho geométrico e desenho técnico, laboratório de informática, laboratório de processamento de dados geoespaciais, laboratório de geodésia e topografia, laboratório de cartografia e fotogrametria, laboratório de hidrometria e física geral.
O laboratório de geodésia e topografia dispõe de 10 teodolitos eletrônicos, cinco teodolitos óptico-mecânicos, 11 estações totais, 13 níveis óptico-mecânicos automáticos, oito receptores GNSS geodésicos (L1 e L1/L2), 10 receptores GNSS de navegação, 17 estereoscópios, quatro trenas eletrônicas (laser), cinco bússolas, uma base nivelante avulsa além de acessórios como tripés, bipé, bastões, miras, etc. Também há a licenças dos softwares TopoGraph, Data-Geosis, Spectra Precision Survey, GNSS solution e AutoCAD.

O laboratório de processamento de dados geoespaciais possui instalado em seus computadores os softwares QGIS, ArcGIS, Dinâmica EGO e o software de processamento de dados aerofotogramétrico educacional e foto.
Além das atividades de ensino o aluno pode participar de projetos de pesquisa e extensão universitária, sendo que atualmente há vários projetos em andamento.

Os projetos de pesquisa versam sobre o estudo e desenvolvimento de soluções em geodésia, topografia e cartografia. Nos projetos de extensão há acordos de cooperação entre as prefeituras da região para a confecção da base cartográfica municipal e cadastro técnico multifinalitário para fins de gestão territorial e tributação.

Nos trabalhos de conclusão de curso o aluno aplica na prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula durante o curso. Há também o estágio curricular obrigatório onde o aluno atua em empresas da área de geociências aliando o conhecimento teórico com a aplicação prática. O aluno também pode realizar o estágio não obrigatório em empresas ou projetos de forma voluntária. O coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura da Unipampa é o professor Dr. Fábio Lucas Izaguirre Martins, sendo o coordenador substituto o professor Dr. Rolando Larico Mamani.

Unipampa – Universidade Federal do Pampa
Campus de Itaqui
Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
Rua Luiz Joaquim de Sá Britto, s/n
Promorar – Itaqui – RS – CEP: 97650-000
Fone: (55) 3432 1850
site: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadeagrimensura/

Voltar